A importância das tarefas escolares

Confira as dicas para que seu filho tenha prazer em fazer as tarefas da escola

Por Hellen M. Vizotto 14/03/2017 - 10:31 hs

As tarefas de casa vem sempre acompanhadas de um objetivo que o professor quer atingir. Por esse motivo, os estudantes devem levá-las a sério. Ela é especial para que o aluno reforce os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Muitas vezes, a família não percebe sua importância para a vida escolar do estudante, propondo outras atividades no horário que deveria ser destinado a esse fim. Mesmo que as crianças tenham outros compromissos, como aula de música, futebol ou natação, a tarefa também deve ter seu horário específico dentro dessa agenda.

Veja algumas dicas:

-> Estabeleça um horário para as tarefas escolares

Toda criança precisa de regras, não importando sua idade. A criança não possui maturidade emocional suficiente para cuidar da própria vida sozinha e, por este motivo, a educação paterna e materna são tão importantes.

-> Escolha um local adequado e confortável

A criança necessita de um lugar confortável para se concentrar e se dedicar na realização das tarefas escolares. Escolha juntamente com seu filho. Prefira uma mesa espaçosa, com uma cadeira confortável e reta, proporcional à altura da criança. O local deve ter pouco movimento e ser silencioso.

-> Elogie seu filho

 Elogiar e valorizar os acertos e avanços de seu filho nas tarefas escolares fará com que ele se sinta mais seguro e tenha mais confiança em si mesmo.

-> Não faça a tarefa no lugar dele

Alguns pais não tem muita paciência para ensinar os filhos, pegar na mão quando precisa e assim acham mais fácil realizar a atividade no lugar da criança. Essa atitude faz com que seu filho não valorize a tarefa e não reforça o que foi aprendido na aula. Os pais podem interpretar o enunciado e ajudá-lo explicando o que se pede, porém, nunca realizar a atividade no lugar da criança.

Se todos colaborarem, as tarefas se tornarão prazerosas e terão resultados excepcionais que serão vistos nas notas das provas!