Alfabetização adulta: a psicopedagogia pode ajudar

Hellen Motta Vizotto fala sobre o tema

Por Hellen M. Vizotto 29/03/2017 - 09:05 hs

Tenho sido muito procurada por adultos que tem dificuldade de ler e escrever e outros que até hoje ainda não dominam a escrita.

Os motivos dessa procura são os mais variados: necessidade de leitura dentro do ambiente de trabalho, realizar prova do exame de auto escola, conversar no bate papo das redes sociais entre outros.

Mas será que é possível aprender a ler e escrever depois de tantas tentativas frustadas? A causa da defasagem escolar são diversas.  Muitos deixaram de estudar porque quando pequenos precisavam ajudar os pais a cuidar dos irmãos, outros começaram a trabalhar muito cedo, outros por morar em sítios afastados, outros por “não gostar”, situações de abuso sexual dentro de casa e muitos que quando se esbarraram na primeira dificuldade, logo, se acharam incapazes. O medo do aprender, pois repetências anteriores, exposições diante dos colegas, humilhações dentro da sala de aula diminuem o sujeito, demonstrando que ele não é capaz.

Agora tudo isso passou, a criança cresceu e o adulto se depara com um mundo totalmente dependente de leitura!! O que fazer?

Muitos estão correndo atrás do tempo perdido e se inscrevendo em curso de alfabetização de adultos oferecido pelo município ou estado. Outros procurando ajuda com professores particulares. Como Psicopedagoga recomendo que se utilize de meios que proporcionem uma leitura e escrita para sanar as principais dificuldades encontradas no cotidiano. Como por exemplo, uma secretária do lar precisa deixar um recado para a patroa, que se priorize essa temática e aos poucos ir trabalhando com as coisas que estão ao redor e que é importante para a individualidade de cada um.

Para finalizar deixo uma dica importante:  se você que está lendo esse artigo conhece alguém que não domina a leitura e escrita e apresenta 3 ou mais dessas características, oriente a procurar um Psicopedagogo, pois pode ter algo interferindo sua aprendizagem:

·         Tem dificuldade em distinguir o lado esquerdo e o direito?

·         É complicado ler um mapa ou encontrar uma direção para um local desconhecido?

·         Sente-se desconfortável quando tem que ler em voz alta?

·         Sente dificuldade em perceber ou recordar tudo o que leu?

·         Tem dificuldade em soletrar palavras?

 

·         Confunde os números quando os marca no telefone? Consegue dizer os meses do ano rapidamente? Consegue dizer os meses do ano de trás para a frente?