O desafio de gostar de Matemática.

Veja o que a psicopedagoga de Ibitinga, Hellen Vizotto, diz sobre o tema

Por Hellen M. Vizotto 27/04/2017 - 15:50 hs

A área das ciências exatas, há muito tempo, é uma das mais difíceis de ser compreendida pela maioria das pessoas. Para algumas, a Matemática chega a ser considerada um pavor e suas provas, então, é um motivo de ansiedade e angústia, gerando as mais variadas emoções.

Saber a importância da matemática no nosso dia a dia faz com que a aceitemos melhor. A Matemática facilita uma série de atividades, desde coisas básicas, como o fato de conferir o troco , até outras mais complexas, como problemas de engenharia, de construções de pontes e prédios, por exemplo.

Muito se fala que nascemos não gostando da matemática. Na verdade a maneira com que ela nos é apresentada determina nosso apreço ou não. O segredo para os alunos apreciarem a disciplina de Matemática está na metodologia usada pelos professores para ensinar o conteúdo na sala de aula. Nos dias de hoje é um desafio muito grande, porque trata-se de uma matéria abstrata, mas que a utilidade deve ser trazida para situações reais. O desafio também existe, porque cada vez mais o aluno se distrai na sala de aula com celulares e computadores.

Para quem tem dificuldade de entender Matemática, recomenda-se fazer exercícios com frequência e tentar entender onde determinado conteúdo pode ser aplicado no dia a dia. Matemática a gente aprende fazendo exercícios e para realizar determinados exercícios é preciso ter ferramentas necessárias para isso, como tabuada, por exemplo. Contudo é necessário compreender e memorizar.

Mas se depois de tudo o que foi citado você ou seu filho realmente não consegue compreender, decorar ou mesmo usar os conhecimentos aritméticos no dia a dia, é recomendável procurar um profissional de Psicopedagogia para uma avaliação direcionada a descartar a hipótese de um possível distúrbio relacionado à Matemática, porque o simples fato de não gostar, não quer dizer que não possa aprendê-lo.

Hellen Vizotto – Psicopedagoga

Atende na Clínica Corpo 100%

Tel: 16 99788-5827