Hellen Motta: Professor e seu papel determinante na aprendizagem

Muitas crianças associam a disciplina com o professor.

Por Hellen M. Vizotto 09/10/2017 - 10:01 hs

Vamos começar com uma pergunta?

Quem foi seu professor da primeira série?

Imagino que você leitor parou por um instante e se lembrou daquela professora que chamava carinhosamente de “tia”, pois é, muitos adultos tem boas recordações da sua primeira PROFESSORA outros, porém, não podem nem ouvir falar desse assunto pelo simples fato de não ter tido uma boa experiência.

Muitas crianças associam a disciplina com o professor. Muitos alunos que não se adaptam com o professor tem um rendimento abaixo do esperado para sua capacidade de desenvolver as habilidades esperadas, isso se dá pelo fato de não ter empatia pelo profissional que está à frente de transmitir o conhecimento.

Na verdade o professor é o facilitador do aprendizado, procurando o máximo possível deixar a posição de dominador do conteúdo e tentar transmitir tranquilidade para a sala com palavras de ânimo e encorajamento, já que muitas crianças não tem esse estímulo em casa.

A demonstração do professor na adequação de gestos e no olhar franco e sincero bem como o uso de expressões adequadamente pedagógicas e reveladoras de amizade, sustentam no aluno a presença de alguém que está ali para ajudar. É um fato incontestável que a maneira de falar confiante e agradável gera uma maior proximidade afetiva e pode sinalizar ao aluno um ambiente menos controlador e mais favorável à sua autonomia, iniciativa e autovalorização.

 

Nesse mês do Professor fica meus mais sinceros cumprimentos àqueles que na atualidade tem se desgastado acima da internet, dos tablets, dos jogos eletrônicos para tentar trazer o que ainda está a desejar nesse país de “Um povo heroico”.

 

Hellen Motta Vizotto é psicopedagoga. Atende na Clínica Corpo 100%.

Rua Jose Zapata, 451

Fone: 33412157