Ibitinga: moradores reclamam de praças que 'abrigam' usuários de drogas

Denúncia prendeu um indivíduo de 26 anos no Jardim Rafaela

Por Redação 11/10/2017 - 07:49 hs

Não é difícil encontrar grupos de jovens em atitude suspeita no meio de praças da cidade de Ibitinga, principalmente naquelas cuja iluminação pública está ausente - seja por vandalismo ou falta de manutenção.

Moradores reclamam do problema. Dizem que, na maioria das vezes, esses jovens fazem uso de drogas em local público. 

"Estou evitando passear com meu cachorro por essa praça porque vire e mexe tem pessoas usando drogas ali. É incômodo e eu às vezes sinto medo, apesar de nunca terem mexido comigo", disse uma moradora do bairro Jardim América. Ela preferiu não se identificar.

Na última segunda-feira um rapaz de 26 anos foi detido após uma denúncia anônima. Ele foi flagrado com um pino de cocána, na praça do Jardim Rafaela.

Falta iluminação

Alguns moradores responsabilizam a falta de iluminação como sendo o principal fator que favorece o uso de drogas em algumas praças. 

"Olha para isso. Você encherga alguma coisa? Pois é... Quanto mais escuro, pra eles, melhor", reclamou um morador que reside em frente à praça do Paulo de Biazi. No local, muitos postes de iluminação estão com as lâmpadas queimadas.

Vandalismo

Mas não é só da falta de manutenção e troca de lâmpadas que vem o problema. A falta de educação e cultura de algumas pessoas também resultam em práticas de vandalismo.

Um exemplo extremo disso é na praça do Jardim São Paulo, próximo à Igreja da Congregação Cristã. Ali todos os globos de iluminação - sem nenhuma excessão - estão quebrados, muito provavelmente por pedradas propositais de vândalos.

Denúncia

É importante que cada morador faça sua parte e denuncie as atividades suspeitas. Através do número 190 da Polícia Militar é possível denunciar sem a necessidade de identificação pessoal.