11 benefícios da gelatina na dieta: a melhor e mais barata fonte de colágeno

Por Redação 05/12/2017 - 08:22 hs

"Uma porção de gelatina por dia pode fazer milagres pelo seu corpo", a afirmação é da nutricionista Daniela Meira. Isso porque a gelatina é rica em aminoácidos, ou seja proteínas, a substância responsável pela síntese e renovação do colágeno. É o colágeno que sustenta o corpo humano unindo as células, ajudando a formas os ossos, cartilagens e ligamentos como mandíbula, cotovelo, joelho.A gelatina é um ingrediente barato com maior concentração de colágeno. Na culinária, ela dá consistência às receitas e pode virar sobremesas deliciosas, nutritivas e pouco calóricas. Se você pensou imediatamente naquele pacotinho colorido, que é só adicionar água quente e fria, é hora de rever seus conceitos. A gelatina sem sabor ganha muito mais pontos quando o tema é saúde, pois contém menos ingredientes artificiais como corantes e aromatizantes e muito menos açúcar, ou seja, só as partes boa da gelatina! E quais são elas?

Os 11 benefícios da gelatina

Além de deliciosa, a gelatina nos provém uma série de benefícios. Segundo a nutricionista Daniela Meira, esses são os mais interessantes:

1.Estimula o crescimento muscular (ajuda a formar músculos)

2.Deixa unhas e cabelos mais fortes e bonitos

3.Acelera o metabolismo (ajuda a emagrecer )

4.Tonifica a pele do corpo e rosto

5.Melhora a digestão

6.Estimula o sistema imunológico

7.Fortalece os vasos sanguíneos

8.Desintoxica o corpo

9.Fortalece os ossos 

10.Reduz a inflamação das articulações

11. e ainda ajuda a acelerar a cicatrização de feridas.

Como consumir no dia a dia

A melhor forma de consumir gelatina é em pó e sem sabor, segundo a nutricionista "Não precisa fazer a gelatina como manda a embalagem, deixá-la durinha, ela é boa de todo jeito. Minha dica é bater na vitamina ou com seu suco. Se a caixinha com sabor for a única opção para inserir a gelatina na dieta, faça assim mesmo", ressalta Daniela Meira.